• Cooeps Coperativa

Posse do Nosso Coletivo Estudantil

Aconteceu em 31 de março de 2022 a posse dos nossos alunos no Coletivo Estudantil.

São eles:

6ºAno - Rodolfo de Deus

6ºAno - Maria Vitória Pereira


7ºAno - Lucas Gabriel Pyrih

7ºAno - Pedro Lucas Amaral


8ºAno - Marina Isabela Pinha

8ºAno - Lucas Lima Ataides


9ºAno - Raianne Cardoso

9ºAno - Natan Santana


1ªSérie - Ana Luisa dos Santos

1ªSérie - Raquel Tosta de Souza


2ªSérie - Licia Maria da Rocha

2ªSérie - Leticia Farias dos Santos


3ªSérie - Gabriel Guimarães

3ªSérie - Raissa Campeche



O que é um Grêmio Estudantil?

Grêmio Estudantil é a representação dos estudantes diante da direção da escola. É uma forma dos jovens se posicionarem a respeito do que eles acham importante.

O Grêmio é formado por um grupo de alunos eleitos pelos seus colegas.


Por que o Grêmio é importante?

O Grêmio é importante, pois sua principal função é democratizar a escola. Ou seja, torná-la acessível e agradável para todos. Por meio dele, os estudantes ganham voz e conseguem levar reclamações e sugestões aos responsáveis.

A diretoria e os professores não percebem problemas comuns da vida do estudante. Como a rotina cheia de provas, por exemplo. Essa carga extrema sobrecarrega e diminui a eficiência de todos. Além de não fazer bem para o psicológico.

Sem esse grupo de representantes, várias pessoas iriam reclamar ao mesmo tempo ou ninguém falaria nada. Ambas as situações são negativas.


No entanto, tornar o ambiente democrático não é apenas pedir por uma carga mais leve e retratações. Também é trazer lazer e descontração para a rotina.

O Grêmio Estudantil pode organizar campeonatos de futebol na quadra da escola. Contudo, não só de esportes vivem os alunos: festas também são ótimas formas de animar a semana. Aproveite datas como festa junina, carnaval e Halloween! Sair um pouco da rotina faz bem.

Dessa forma, saem ganhando a escola e os estudantes como um todo. Em especial aqueles que fazem parte do Grêmio.

Fazer parte do Grêmio da sua escola é uma forma de participar ativamente da sociedade. Esta é uma verdadeira experiência de cidadania, pois se aprende coisas na prática. Como organização financeira, falar em público, tomar decisões, lidar com diversas opiniões, expor suas ideias, protestar e organizar eventos.

Em outras palavras: envolver-se no Grêmio é uma experiência muito rica.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo