top of page

  O Cooperativismo  

O cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

 

Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta.

Contribuir com a formação do indivíduo através do uso de diversas linguagens, preparando-o para o exercício efetivo da cidadania com consciência crítica, ambiental e social, proporcionando o aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e o aprender a fazer.
Missão
Visão
Tornar-se referência na comunidade por oferecer educação de excelência, contribuindo para a formação do indivíduo.
Valores

Nossas ações serão direcionadas tendo em vista os seguintes valores:

  • Cooperação

  • Respeito

  • Justiça

  • Solidariedade

  • Responsabilidade

  • Inclusão

  • Afetividade

7 PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO

ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE

As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico, e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.

AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.

INTERESSE PELA COMUNIDADE

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.

EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.

PARTICIPAÇÃO, ECONÔMICA DOS MEMBROS

Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.

INTERCOOPERAÇÃO

Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.

Segmentos

Educação Infantil

O processo educativo começa muito cedo.

Assim que nasce, a criança passa a construir sua identidade e a constituir sua personalidade. Por isso, os maiores especialistas em Pedagogia infantil recomendam que a criança comece a frequentar a escola desde muito jovem, porque dessa forma ela passa a relacionar-se com outras crianças e a experimentar situações que não viveria em casa.​

Cabe à escola, porém, priorizar o que é mais importante: as necessidades dessa faixa etária. E isso implica não apenas cuidar, mais promover uma educação que estimule a imaginação e a expressão corporal, bem como atividades que contribuam para a construção de significados e interpretações, experiência que, sem dúvida alguma, terá grande influência nos próximos anos, durante o processo de alfabetização.

 

Na COOEPS, a Educação Infantil se desenvolve sobre quatro linhas, permeadas pela afetividade: a pesquisa, que proporciona a descoberta do mundo, a interação com a realidade e a iniciação ao pensamento; as histórias, que estimulam o prazer de escutar, imaginar, interpretar e contar; a arte que desenvolve sensibilidade e criatividade; e os a jogos, que promovem o raciocínio lógico.

Fundamental Anos Iniciais

Até pouco tempo, inteligente era quem possuía habilidades de cálculo ou raciocínio. Hoje sabemos que o conceito de inteligência vai muito além. Se for importante desenvolver e aprimorar as inteligências básicas, é fundamental abrir o leque de possibilidades, despertando o aluno para novas habilidades e permitindo a ele encontrar aquelas com que mais se identifique.

 

No Ensino Fundamental, isso se dá de diversas formas: com a compreensão de que o esporte e a cultura contribuem para o desenvolvimento pleno do indivíduo; com o estímulo à pesquisa; com o uso de tecnologia educacional para aumentar o interesse em conhecer, descobrir e aprender e com eventos em que o aluno convive, interage e cresce.

 

Um ensino voltado para a vida. Todo dia, dentro e fora da sala de aula. Na sala de aula o aluno da COOEPS aprende, questiona e pensa. Fora dela, participa de inúmeras atividades que ajudam o que foi aprendido e criar hábitos saudáveis de convivência e respeito.

Fundamental Anos Finais 

Quando nos reportamos à II Fase do Ensino Fundamental, estamos nos referindo aos estudantes que frequentam as classes de 6º ao 9º Ano. Nesta fase, priorizamos o uso de uma metodologia sociointeracionista com abordagens interativas visando desenvolver além dos conteúdos, os valores humanos, através de atividades e vivências que ajudam nosso aluno a enfrentar os desafios que a vida oferece com informações contextualizadas, instigando a curiosidade, a criticidade, a autonomia e a criatividade. A partir de agora, todos precisam estar conscientes e bem preparados para as próximas etapas de suas vidas, quando aumentam as responsabilidades.

 

Neste momento, mais do que permitir o acesso ao conhecimento, é importante para a COOEPS, fazer com que o pré-adolescente/adolescente aprenda a construí-lo. Por isso, a sala de aula é concebida como um espaço privilegiado de vivência de situações de aprendizagem enriquecedoras, onde focamos projetos e resolução de problemas para desenvolver as competências de cada educando.

Novo Ensino Médio

Chega um momento em que tudo aquilo que o aluno construiu em anos de preparação leva-o em direção a novos caminhos. É o momento de aprofundar conhecimentos, enriquecer experiências e buscar informações que ajudem a definir o futuro.

 

Se o trabalho de orientação na COOEPS começa desde a Educação Infantil, passando pelo Fundamental, aqui ele atinge se ápice. Por isso, ao mesmo tempo em que é estimulado a consolidar, aprimorar e aprofundar seus conhecimentos, aplicando-os à realidade econômica, social, política e cultural, com autonomia, responsabilidade, expressividade e ética, o aluno do Ensino Médio da COOEPS inicia a preparação para exames de admissão em faculdades e universidades. E recebe o que ele mais precisa nessa hora: apoio e orientação.

 

Orientar para a vida, direcionar para o futuro: Período de estudo intenso, o Ensino Médio é conhecido também por ser o momento da escolha profissional. Além de dominar os conteúdos que serão cobrados em vestibulares, os alunos empenham-se em pesquisar sobre carreiras, tendências de mercados, gostos e aptidões.


Essas decisões são fundamentais para a formação do aluno. Por isso, a COOEPS incrementa essa discussão sobre profissões desde muito cedo e, no Ensino Médio, aprofunda-as, com pesquisas sobre profissão, visita à universidades, testes e entrevistas com profissionais além de discussão em sala de aula. Tudo isso junto com um programa específico de orientação.

5.png
2 (46).jpeg
Cópia de 20241109_185347.jpg
as (6).png
WhatsApp Image 2025-04-04 at 14.53.09 (10).jpeg
logo-eduall.png
bottom of page